quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DAS LINHAS DE PRODUÇÃO.


Quando surgiram as primeiras indústrias de confecção os lotes de fabricação eram transportados por auxiliares de costura levando os lotes de máquina em máquina seguindo a seqüência operacional do produto.
Fábricas que trabalham com um só produto (ex:t shirt) montam seu layout com as maquinas dispostas de tal forma que a própria operadora alimente sua companheira da operação seguinte.

 As fábricas que trabalham com moda cujos produtos mudam constantemente, preferem montar os layouts para cada novo produto que será produzido.
Nestas confecções a Engenharia de Produção tem a grande responsabilidade de estar sempre com o estudo dos novos produtos prontos para fornecer ao setor de Manutenção. Desta forma quando o produto estiver pronto para entrar em fabricação, o novo layout com o rol das operações (seqüência operacional), a quantidade de maquinas por operação sua localização na linha de produção e os acessórios/ aparelhos que serão necessários para cada operação já deverão estar preparados.

Um dos primeiros sistemas de abastecimento de produção (self service) criado foi um sistema aéreo em que a operadora se encarregava de seu próprio abastecimento e também era responsável pelo abastecimento da próxima operação.
Este sistema utilizava pinças em que as partes do lote de costura ficavam penduradas presas por grampos. Estas pinças circulavam em DOIS trilhos aéreos e seu movimento  utilizava roldanas.
No trilho mais próximo (1) ficavam as pinças com as peças que seriam costuradas pela operadora. O trilho interno (2) era usado pela operadora para descartar as peças que ela já tivesse costurado.
            Trabalhava-se da seguinte forma:
1-     A primeira operadora da linha de produção era alimentada direto na via de produção (+ próxima).
2-     Realizava então suas operações de costura previstas.
3-     Após terminar o lote pegava a pinça que estava pronta e a colocava na via de descarte (interna), que por queda livre levava a pinça até a próxima operação.
4-     A operadora seguinte pegava então a pinça na via interna a colocava na via de produção, realizava suas operações e descartava na interna.
5-     E assim sucessivamente os lotes de produção iam seguindo na linha de produção até o final.

O sistema exposto acima utilizava vias aéreas, mas existem outros sistemas.
Vejam no vídeo um sistema de abastecimento criado por técnicos brasileiros que faz muito sucesso em diversas confecções no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário